sexta-feira, 1 de abril de 2011

Órbita de Mercúrio em fotos inéditas


  A Messenger, nave da Agência Espacial Americana [NASA], fotografou a superfície de Mercúrio. É a primeira vez na história que isso acontece. A nave está girando em torno do planeta desde o dia 17 de março e capturou ontem às 5h20 EDT sua primeira imagem.

  Além delas, outras 363 fotos foram tiradas, mas que estão sendo analisadas pela equipe da Nasa. O principal objetivo é fazer fotos da superfície ainda desconhecida de Mercúrio. Cerca de 50% do planeta nunca foi fotografada, nem mesmo aqui da Terra.

  O interesse dos cientistas é na possibilidade de encontrar água. Apesar de extremamente quente, Mercúrio possui um eixo de rotação que permite que o interior de crateras próximas aos pólos permaneça sempre sombreado. Nessas regiões a temperatura chega a -212º C. Fotos feitas da Terra sugerem nessa região existe gelo.

  A água é um dos grandes pré-requisitos para a existência de vida tal como a conhecemos. As fotos enviadas pela Messenger podem ajudar a conhecer mais sobre o presente ou o passado de Mercúrio.




Fonte: Revista UFO

2 comentários:

Caro Leitor, comente nossos posts, Obrigado!