quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Equipe de astrônomos norte-americanos descobrem planeta similar a Terra que pode conter vida a 20 anos-luz de distância do Sol

  Um astro com apenas três vezes a massa da terra foi detectado a 20 anos-luz de distância do Sol, orbitando uma estrela da constelação de Libra cnhecida como Gliese 581, uma anã vermelha. Astrônomos da Universidade da Califórnia e da Carnegie Institution de Washington afirmam que o planeta é o primeiro a apresentar potencial para conter vida parecida com a nossa.
  A descoberta foi divulgada nesta quarta-feira (29) pela Fundação Nacional de Ciência dos EUA. Oastro, chamado Gliese 581g, fica em uma região na qual os astrônomos julgam que um planeta pode apresentar água líquida para formar oceanos, rios e lagos. No local, a distância da estrela permitiria um ambiente com clima ameno, nem tão frio, nem tão quente.
  A órbita do planeta ao redor da estrela Gliese 581 dura pouco mais de um mês terrestre, com as possíveis estações do ano, durando apenas dias.
  Cientistas também estimaram que a temperatura média na superfície varia 31 a 13 graus Celsius negativos. A equipe também afirma que o planeta orbita com uma face sempre voltada à estrela, de forma similar a nossa Lua, que sempre mostra uma face à Terra.
  Para os astrônomos, o planeta pode sustentar vida, o que significa que ele tem potencial para reunir condições de vida parecida com a nossa, mas ressalta que os seres vivos podem não ser necessáriamente parecidos com os seres humanos.

  Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor, comente nossos posts, Obrigado!